quinta-feira, 14 de julho de 2011

CURIOSIDADES TURCAS

# TURQUIA: o nome do país vem da pedra TURQUESA, de cor azul forte (com *veios em cobre), encontrada apenas no território turco.
*Veio ou filão é uma porção na pedra do mineral procurado, geralmente entre camadas de rocha sem valor.


# A capital da Turquia é hoje uma cidade moderna de 3,5 milhões de habitantes, pequena se for comparada com Istambul e seus mais de 11 milhões de habitantes.


# Os turcos parecem ser um povo de comerciantes, tal é a *miríade de lojas e vendedores de rua. Tudo serve para vender, desde o vendedor de carteiras e perfumes europeus, até uns curiosos vendedores de estetoscópios e medidores de tensão, passando por um negócio original de balanças para as pessoas aferirem o seu peso e assim a sua saúde: “Check your health” anuncia um cartão junto de uma vulgar balança por cima dum tapete à espera de clientes.
* Miríade é um numeral de origem grega significando dez mil.




# E o HARÉM? Vocês imaginariam que quem o comandava era a mãe do Sultão? Assim como as gueixas (leia também “Gueixas de Hokusai”), as meninas mais bonitas eram escolhidas e treinadas arduamente para disputarem o direito de se tornar uma das quatro esposas do Sultão (quarto à direita). As outras - que jamais poderiam sair deste harém - seriam suas concubinas. O Sultão não as via até estarem preparadas - apenas sua mãe  e os *eunucos tinham acesso ao local.
* Eunuco - é um homem cujos testículos foram removidos por orquidectomia ou são congenitamente não-funcionais.


# Onde vocês imaginavam que morreu a Virgem Maria?
Em EFESUS ,em 47 A.D., para onde foi com o Apóstolo João.
Sua casa foi reconhecida e abençoada pelo Papa Paulo VI, após descoberta de estudos arqueológicos liderados pelos turcos.
São Paulo também viveu lá e escreveu a Epístola aos Efésios.



 AS MULHERES TURCAS NÃO USAM BURCA.

A Burca é uma espécie de manto que cobre todo o corpo da mulher, inclusive os olhos. Tradicionalmente usado no Afeganistão e no Paquistão, também é bastabte popular na Península Arábica. A Burca foi proibida na Turquia quando da fundação da República.
É possível, no entanto, encontrar nas ruas algumas mulheres de Burca, mas elas normalmente são residentes de outros países muçulmanos, vizinhos da Turquia.
A maioria das mulheres turcas usam roupas modernas, iguais às roupas usadas pelas mulheres ocidentais, mas, o uso do lenço pode ser frequente, apesar de ele ser proibido em repartições públicas.
O lenço na Turquia, não tem apenas um significado religioso, mas também político. Nas últimas décadas, muitas jovens aderiram ao uso do lenço como uma forma de protesto contra o governo secular.
Nos bairros mais tradicionais e pobres, é possível encontrar mulheres usando o xador, uma roupa preta que cobre todo o corpo, deixando aberto apenas o rosto, neste caso elas usam por uma questão de tradição familiar.
A Turquia hoje é uma das grandes Centros Internacionais de produção e consumo da moda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário